Não são os nosso corpos que necessitam de mudança, mas sim as nossas atitudes”
Ao contrário do que alguns de vós possam pensar o Dia Internacional sem Dieta (DISD), não é um “trash day”, ou seja, um dia para cometer todas as loucuras e mais algumas no âmbito alimentar.
O DISD surgiu em 1992 e foi criado pelo director da campanha britânica, anti-dietas, “diet breakers” (i.e, quebra dietas). Este dia foi criado para alertar a consciência internacional para uma alimentação saudável e ao não recurso a dietas loucas e restritivas.
Neste dia celebram-se todos os corpos, formas e tamanhos. O objectivo é consciencializar a população para os problemas que podem advir de dietas crónicas, e descontentamento com a imagem corporal. É neste dia que organizações e pessoas individuais se juntam para afastar campanhas publicitárias da industria que transmitem mensagens de encorajamento a comportamentos dietéticos perigosos. Neste dia, luta-se contra a anorexia, bulimia, binge-eating, obesidade e contra o descontentamento com a imagem. Neste dia festejam-se os corpos e o amor próprio.
Por isso, hoje, lanço-vos o desafio…sozinhos coloquem-se em frente ao espelho e durante pelo menos 5min olhem para vós. Abracem a pessoa que são e escolham pelo menos 3 características vossas que gostem.
Se quiserem, partilhem essas características connosco. O objectivo é olharem mesmo para vós!
Por vezes quando achamos que nada há para gostar, descobrimos uma sarda, uma ruga, uma mancha…pequenos pormenores que nos tornam únicos e pelos quais nos deveríamos amar.