Yogaterapia – a ciência milenar do bem estar integral com resultados comprovados até aos dias de hoje
17 Abril, 2017
FELIZ DIA DA CRIANÇA
1 Junho, 2017
O Sol é fundamental para nós. Muitas vezes observamos o impacto que a sua presença ou ausência tem na forma como nos sentimos. Mas há também um “sol interno”. O ayurveda analisa a harmonia dessa energia dentro de nós, com base nos cinco elementos (pancha mahabutas): Akash, o éter; Vayu, o ar; Jala, a água; Teja/Agni, o fogo; Prithvi,a terra. Na consulta, o terapeuta avalia os níveis de prana (energia vital), ojas (sistema imunitário) e agni (fogo digestivo, assimilação, metabolismo).
 
É essencial um agni harmonizado para assimilarmos experiências e digerirmos alimentos, emoções e pensamentos de forma tranquila e acertada. No Inverno,  a terra afasta-se do sol e fica mais húmida e fria. Com a Primavera e depois o Verão, ela aquece e fluidifica a energia acumulada durante o Inverno. Para o ayurveda, os elementos externos influenciam  profundamente o nosso corpo.
Surya Namaskar, a saudação ao sol, sequência de asanas (posturas) que fazemos no yoga, é composta  por 12 posturas, pois o sol transita por 12 constelações ao longo do ano. Curioso.
..ou bem mais do que isso.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *