OSTEOPATIA? Mas afinal o que é a Osteopatia?
Quantas vezes ouvimos dizer que é só estalar os ossos?
Não, osteopatia não é só estalar os ossos. Vai muito para além disso. É uma prática de medicina alternativa, composta por um conjunto diversificado de técnicas exclusivamente manuais de mobilização,manipulação articular e de tecidos moles.
A Osteopatia foi criada em 1874 pelo médico americano Andrew Taylor Still.
Este sistema de cuidados de saúde não se foca unicamente na doença. A Osteopatia, enquanto terapia holística, procura olhar para o corpo como um todo, considerando a existência de uma relação entre todos os sistemas fisiológicos.
Este sistema dá particular enfoque ao diagnóstico diferencial e atua fundamentalmente ao nível das restrições de mobilidade, não apenas de estruturas osteoarticulares e musculares, mas também ao nível visceral e sacrocraniano.
Através de um conjunto de técnicas manuais, o osteopata procura reequilibrar o paciente em termos estruturais e orgânicos, criando assim condições que favoreçam uma autocura.
A Osteopatia não se trata apenas de uma prática que visa o tratamento de disfunções ou patologias, atuando também em termos preventivos.