DIA MUNDIAL DO YOGA
21 Junho, 2017
O que é a Arte-Terapia?
4 Março, 2018

DIA MUNDIAL DO CHOCOLATE

Sabia que?

O cacau tem maior poder antioxidante que o Açaí,  os mirtilos e arandos .

Hoje no dia Mundial do Chocolate venho vos falar nos benefícios do cacau, porque na verdade os benefícios do chocolate é dele que provêm.

O cacau é uma fonte rica em antioxidantes, bem mais que o Açaí, os mirtilos e os arandos. É também riquíssimo em polifenóis, nomeadamente flavonóides que têm diversas capacidades benéficas para o nosso organismo; tais como acção anti-inflamatória, hormonal, anti-hemorrágica, anti-alérgica e anti-cancerígena. Além do mais, existem alguns estudos que apontam para que o consumo do cacau possa estar associado à diminuição de colesterol bem como o aumento da sensibilidade à insulina. Porém o cacau sofre algumas transformações a nivel industrial, para poder ser utilizado no chocolate. A extracção alcalina do cacau é um processo muito comum que altera as suas propriedades organolépticas, tornando-o mais atractivo ao paladar humano. No entanto, a quantidade de polifenóis e actividade antioxidante decrescem acentuadamente. Mais uma vez a indústria conseguiu destruir o que a natureza nos deu…

Ainda assim, apesar de em menor quantidade, o chocolate ainda contem presente os polifenóis (provenientes do cacau) que lhe conferem todos os benefícios acima referidos.

Recomendo o consumo de chocolate negro ( 85% ou 99%), pois é o que tem maior % de cacau, pelo que também existe uma maior probabilidade de conter um maior poder anti-oxidante. Mas como em tudo a moderação é a chave…

Comer chocolate sim, mas não há necessidade de comer uma barra inteira num dia. 🙂

Por Dione Gaspar

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *