A OSTEOPATIA COMO CONTRIBUTO NO TRATAMENTO DE ALERGIAS

All About… Osteopatia!
13 Janeiro, 2017
Sofre de Dor Ciática?
21 Outubro, 2017

Sofre de alergias?

A origem desse problema poderá estar no seu intestino…

As alergias apresentam-se como uma reação exagerada do nosso sistema imunitário quando entramos em contacto com um estímulo externo, designado de alergénio. Existem diversos tipos de alergias, como por exemplo as respiratórias, alimentares e as cutâneas.
Existe uma estreita relação entre o sistema imunitário e o intestino, uma vez que, a flora intestinal, isto é, as bactérias “boas” que residem ao nível do cólon, são fundamentais na regulação deste sistema.
Quando ocorre um desequilíbrio na nossa flora intestinal, em que as bactérias “más” se sobrepõem às “boas”, condição designada de disbiose intestinal, o nosso sistema imunitário fica assim mais vulnerável e com maior margem de erro. Esta condição contribui assim para o reconhecimento errado de determinadas substâncias como sendo prejudiciais, verificado nas alergias.

Quais são as possíveis causas de uma disbiose intestinal?

– Toma de antibióticos;
– Ingestão regular de álcool ou laxantes – Stress;
– Dieta pobre em fibras e rica em açúcar;

Nestes casos importa assim re-equilibrar a flora intestinal, reduzindo ou eliminando os fatores de risco anteriormente descritos. Poderá ser também importante a ingestão de probióticos (microrganismos vivos benéficos, administrados sob a forma de cápsulas) e posteriormente reforçar a dieta com alimentos prebióticos (como por exemplo o alho, cebola, alho francês e cereais integrais), de modo a que, a flora intestinal possa ser devidamente nutrida.

Então e de que forma é que a Osteopatia poderá contribuir para o tratamento de alergias?

Tal é possível através da aplicação de técnicas de Osteopatia Visceral que visam a libertação dos tecidos de suporte do intestino, de modo a melhorar a sua mobilidade. Este poderá ser assim um excelente contributo na regulação do trânsito intestinal, condição fundamental para o equilíbrio da sua flora, o que se vai refletir numa regulação mais eficaz do sistema imunitário, reduzindo-se assim as reações exageradas do mesmo associadas aos quadros alérgicos.
Lembre-se que a saúde do seu intestino se reflete na sua saúde global, sendo este considerado o órgão imunológico mais importante do organismo!

Procure assim manter o seu intestino o mais regular possível, através de uma boa hidratação, da prática desportiva moderada e adaptada a si, alimentação equilibrada, assim como, através do recurso à Osteopatia.

Por Tiago Boto

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *